top of page

UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA

O alambique Amana do Brasil foi idealizado por Cid Marques Faria e Claudia Gomes Chaves, um casal de mineiros que reside há mais de 20 anos em Brasília. O objetivo era achar uma forma de sustentar o espaço de terra e melhorar a qualidade de vida das pessoas que trabalham lá.

 

A Remedin foi pensada não para gerar riqueza, mas para orgulhar os produtores com um produto de excelência, em que importa menos o volume e mais a qualidade.

 

O grande objetivo é agradar aos apreciadores de uma boa cachaça.

2020 – Registro no MAPA:

Após 2 anos de esforços, foi conquistado o registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Importante passo, uma vez que menos de 10% dos produtores de cachaça possuem esse registro.

 

2020 – Certificado de Cachaça de Qualidade pela Confraria da Cachaça do Brasil

A Confraria da Cachaça do Brasil, após a primeira degustação on-line (devido à pandemia de Covid-19), concedeu à Remedin o certificado de cachaça de qualidade.

 

2021 – Medalha de Prata na ExpoCachaça 2021

A Remedin ExtraPremium 3 anos foi a primeira cachaça do Alambique Amana a receber um prêmio nacional. A ExpoCachaça é um dos concursos mais tradicionais e renomados no Brasil.

 

2022 – Campeã do concurso de Drinks do Cerrado

Em 2022 aconteceu o primeiro Circuito Cerrado da Cachaça de Alambique, que reuniu as principais marcas do DF e de Goiás. Neste evento ocorreu o 1º concurso de drinks do cerrado, o qual foi vencido pelo drink “Candanguinho Gaiato”, elaborado pela Mayse Luz, que utilizou a Remedin ExtraPremium 4 anos.

 

2022 – Entre as 250 cachaças mais queridas do Brasil

A Cúpula da Cachaça faz um ranking das 50 melhores cachaças do Brasil. Como parte dessa seleção, está a 1ª fase em que um júri popular elege as 250 cachaças mais queridas do Brasil. São elas que irão à degustação dos especialistas para posteriormente serem avaliadas pela Cúpula.

 

2022 – Campeã do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2022

Este é um dos mais importantes prêmios para a categoria, pelo fato de a CNA ser uma organização estatal cujo objetivo é valorizar os pequenos produtores artesanais e auxiliá-los a conquistarem o Brasil e o mundo. O concurso abriu várias portas para a Remedin e contribuiu para que nossa cachaça ganhasse visibilidade nacional.

cana.png

A PRODUÇÃO

a cana.png

   Cana

As variedades de cana utilizadas no alambique Amana do Brasil são adequadas ao solo e ao clima da região, o que facilita o manejo e dá um bom grau de doçura (BRICS). O corte de cana é manual e o cuidado é pensado para ser o mais sustentável e ecológico possível no plantio, capina, colheita e rebrota.

moagem.png

Moagem

Utilizamos um pequeno moedor, típico dos alambiques mineiros. É nessa fase que se faz importante a redução do tempo entre o corte e a moagem para reduzir a acidez. Além disso, são feitos os primeiros processos de higiene e de decantação para conseguir um caldo de cana com melhor qualidade possível.

fermentação.png

Fermentação

Um dos processos mais importantes para diminuir a acidez da cachaça é a fermentação. Utilizamos um fermento natural e adicionamos gradualmente o caldo de cana para que o fermento possa agir bem.

alambicagem .png

Alambicagem

Para o aquecimento, a evaporação e a condensação do mosto, o processo e os equipamentos são rústicos, sendo o alambique de cobre e o combustível de madeira reflorestada. O restante da produção e do bagaço da cana são utilizados como adubo no canavial.

destilação.png

Destilação

No processo de destilação da cachaça, a “cabeça” e a “cauda” são descartadas, deixando apenas o “coração”, que é a parte mais pura da produção. Esse processo reduz consideravelmente o volume da produção, mas aumenta muito a qualidade do produto.

armazenagem e envelhecimento.png

Armazenagem e Envelhecimento

A Remedin Prata é a única que não passa por nenhum tipo de barril de madeira, ela é armazenada em dorna de inox durante 1 mês até o envase. Os outros produtos são armazenados por no mínimo 1 ano até a finalização, em uma das seguintes variedades de madeira: Carvalho Francês, Carvalho Americano, Jatobá, Jequitibá-Rosa e Amburana.

VOCÊ PODE ENCONTRAR A REMEDIN NOS ENDEREÇOS DOS NOSSOS PARCEIROS em brasília

A Garrafeira

Quadra 215, Loja 37 - Asa Sul, Brasília - DF

@agarrafeirabsb

Armazém da Cachaça 

SHCS Comércio Local Sul 411 - Asa Sul, Brasília - DF

armazemdacachacadf.com.br/

Blend 89 Adega

Bloco C - SQNW 311 B. A - Setor Noroeste, Brasília - DF

@blend89bsb

Churrasco Assados do Fred

SHCS Comércio Local Sul 302 - Asa Sul, Brasília - DF

assadosdofred.com.br/

Rancho Canabrava

Rota do Cavalo, Sobradinho, DF

@ranchocanabrava

Santuária Café Bar

 CLN 216 BL C loja 76 - Asa Norte, Brasília - DF

@santuariacafebar

Superquadra Bar

SHCN Comércio Local Norte 404 - Asa Norte, Brasília - DF

@superquadrabar

Xamam Restaurante

SQS 315 - Asa Sul, Brasília, DF

@xamam_carnedeporco

bottom of page